O que é DRE e o que ela diz sobre seu negócio?

São diversas as obrigações que um empreendedor deve cumprir quando abre um negócio. Por esse motivo, é importante saber o que é DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), por se tratar de um documento anual elaborado junto com o balanço patrimonial, obrigatório para todas as organizações, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), e que pode contribuir bastante para a manutenção da saúde financeira da empresa.

Quer entender melhor a importância da DRE, como elaborá-la e a melhor forma de usá-la como ferramenta estratégica? Continue a leitura!

O que é DRE e para que serve?

A Demonstração do Resultado do Exercício se trata de um relatório contábil que aponta se as movimentações de uma instituição estão resultando em lucro ou prejuízo, considerando um certo período. Deve ser feita junto com o Balanço Patrimonial e assinada por um contador inscrito no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Esse documento pode ser usado como um grande aliado no negócio, tendo em vista que seu uso adequado possibilita a análise eficiente dos dados relativos às receitas e despesas, apresentando o resultado líquidos das atividades, além de mostrar a situação real das operações da organização.

Outras vantagens que a DRE pode proporcionar são:

  • averiguação da situação financeira da companhia, auxiliando nas tomadas de decisões;
  • auxílio da identificação dos gastos e despesas a serem cortados com o intuito de propiciar economia e aumentar o faturamento;
  • verificação do governo quanto aos impostos que foram apurados e recolhidos;
  • apresentação de dados e informações relevantes no momento da concessão de crédito por bancos e demais instituições financeiras, entre outros.

É necessário deixar claro que a DRE deve ser elaborada todos os anos. No entanto, é possível que a organização opte por fazê-la mensalmente, como uma espécie de relatório que colabora para o controle da gestão, ou de forma trimestral, levando em conta as obrigações fiscais.

Qual a importância da DRE para o acompanhamento dos resultados da empresa?

Pelo fato do relatório apresentar a composição do resultado líquido em determinando período, possibilitando a análise adequada de receitas, despesas e demais dados, gera informações que podem ser utilizadas como base para as decisões a serem tomadas. Dessa forma, contribui de forma efetiva para o monitoramento do desempenho da organização, atuações dos gestores, performance dos processos e geração de lucro.

Como é possível integrar a DRE aos processos estratégicos do negócio?

Uma dica é não utilizar a DRE somente para o cumprimento de obrigações previstas na lei. Isso porque ela pode ser uma ótima aliada para a gestão estratégica da empresa, tendo em vista sua viabilidade em permitir uma avaliação minuciosa e precisa em relação aos números apontados e estabelecer as ações a serem aplicadas pelo negócio, propiciando uma gestão financeira mais eficaz.

Qual é a estrutura básica de uma DRE?

A DRE precisa conter as seguintes informações:

  • receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, abatimentos e impostos;
  • receita líquida das vendas e serviço, o valor dos produtos e serviços vendidos, lucro bruto;
  • despesas com vendas e financeiras, deduzidas das receitas, despesas administrativas e gerais e demais despesas das operações;
  • lucro ou prejuízo das operações, outras receitas e despesas;
  • resultado do exercício anterior ao Imposto de Renda e a provisão para o imposto;
  • participações de debêntures, colaboradores, administradores e demais beneficiários;
  • lucro ou prejuízo líquido do exercício e a sua quantia por ação do capital social.

Sendo assim, a estrutura fica da seguinte forma:

Receita bruta

– deduções e abatimentos

= receita líquida de vendas

– custo do produto vendido

= lucro bruto

– despesas com vendas

– despesas administrativa

– despesas financeiras

= resultado operacional líquido

– despesas extra operacionais

= resultado antes do IR e CSLL

– IR e CSLL

= resultado líquido do exercício.

Não há um modelo padrão estabelecido em relação a essa estrutura. Por isso, cada empresa poderá elaborar a sua conforme suas particularidades.

Conseguiu entender melhor o que é DRE e sua importância? Além de ser um documento que deve ser indispensavelmente elaborado por um contador, ter o auxílio e orientação de um profissional qualificado vai proporcionar uma análise precisa, capaz de contribuir para as melhores decisões e resultados do negócio.

Quer entender um pouco mais sobre outros assuntos relacionados a gestão de empresas? Então, aproveite a visita no blog para ler o nosso post com 4 motivos para contar com uma consultoria trabalhista!

31 comentários sobre “O que é DRE e o que ela diz sobre seu negócio?

  1. Expression of IFN genes A and IFN receptor genes B in MCF 7 cells treated with 10 ОјM LCL161 and 100 ng mL TRAIL for 24 h and in tumors from the SCAN B cohort as comparison generic cialis cost Patrick McCann MD, Paul J

  2. I tried acupuncture and realized it wasn t really helping what is priligy The stem is smooth towards the top and hairy and rough towards its bottom

  3. buy priligy pakistan We confirmed bilateral tubal patency with 20 mg Indigocarmine Daiichi Sankyo, Japan and subsequently irrigated intraperitoneally

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *